-Publicidade-

Jogos Olímpicos de Tóquio: presidente do comitê organizador renuncia

Decisão foi tomada após repercussão de fala sobre mulheres
Mori Yoshiro, agora ex-presidente organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Mori Yoshiro, agora ex-presidente organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio | Foto: Reprodução/NHK

Ex-primeiro-ministro do Japão, Mori Yoshiro, de 83 anos, não é mais o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele decidiu deixar a função depois de ter recebido críticas por comentário a respeito das mulheres. Na semana passada, ele reclamou de reuniões com presenças femininas, pois as falas delas se “prolongariam por tempo excessivo”. A notícia sobre a renuncia foi divulgada pela agência de notícias NHK.

Leia mais: “Russos vão implantar bases para receber sinais de satélite na Argentina”

A saída de Yoshiro ocorre mesmo após pedido de desculpas pela declaração. No entanto, o comentário foi considerado machista por voluntários que estavam trabalhando na organização do evento esportivo. Após a repercussão, centenas deles desistiram de colaborar com a Olimpíada. De acordo com a imprensa local, ele decidiu abrir mão da função para mostrar que estaria se responsabilizando publicamente pela fala sobre a postura de mulheres em reuniões corporativas.

Deixando o cargo de presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Mori Yoshiro permaneceu mais tempo na função no que na de primeiro-ministro do Japão. Como premiê, atuou por um apenas ano, de abril de 2000 a abril de 2001. Ele estava à frente do comitê organizador da Olimpíada desde 2014, liderando as tratativas para adiar o evento para o segundo semestre deste ano — a competição estava prevista para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia da covid-19.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Cambada de retardados. Todo o esforço empreendido em prol da teoria de gênero e do acovardamento da humanidade está enfim dando resultado. Inclusive onde menos esperávamos. É triste ver para onde caminha a humanidade.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês