Justiça rejeita pedido de prisão preventiva de Keiko Fujimori

Candidata conservadora disputou eleição presidencial peruana contra extremista de esquerda
-Publicidade-
Keiko Fujimori não será presa preventivamente, pelo menos por enquanto
Keiko Fujimori não será presa preventivamente, pelo menos por enquanto | Foto: Divulgação/Flickr

O juiz Víctor Zuñiga Urday rechaçou nesta segunda-feira, 21, o pedido de prisão preventiva apresentado pelo Ministério Público peruano contra Keiko Fujimori, candidata conservadora que disputou as eleições presidenciais contra o extremista de esquerda Pedro Castillo.

O pedido de prisão havia sido feito pelo procurador José Domingo Pérez, membro da força-tarefa da Lava Jato no país. Segundo ele, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) não vem cumprindo os termos de sua liberdade condicional. No ano passado, quando deixou a prisão, Keiko foi impedida de se comunicar com testemunhas do processo no qual é acusada de ter recebido financiamento ilegal de campanha.

Leia mais: “Peru encerra contagem de votos de eleição, mas não aponta vencedor”

-Publicidade-

De acordo com a Justiça peruana, o pedido da procuradoria era “infundado”. O juiz também determinou o “cumprimento rígido” das medidas cautelares previstas, sob pena de Keiko ter sua prisão decretada.

O Peru já encerrou a contagem dos votos da eleição presidencial, que terminou com vantagem de Castillo sobre Keiko. Entretanto, o resultado oficial ainda não foi divulgado, pois continuam pendentes pedidos de anulação do pleito nos Júris Especiais Eleitorais do Júri Nacional de Eleições (JNE). A filha de Fujimori alega ter sido vítima de fraude.

Leia também: “Como pensa Pedro Castillo, o autoproclamado presidente do Peru”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site