Briga por comida pode ter levado o maior tubarão do mundo à extinção

O megalodonte, extinto há 3 milhões de anos, chegava a atingir 18 metros de comprimento e pesava até 60 toneladas
-Publicidade-
O megalodonte foi o maior tubarão da História
O megalodonte foi o maior tubarão da História | Foto: Ilustração/Enciclopédia Britânica

Uma batalha por comida pode ter sido a razão da morte do megalodonte, o maior turbarão da História. Segundo um estudo da Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz, na Alemanha, o animal teve de competir por alimentos com outro predador feroz, o tubarão-branco.

Muitos fatores diferentes foram sugeridos para explicar a extinção do megalodonte, que ocorreu há 3 milhões de anos. Entre eles, as mudanças no nível do mar e a redução de presas.

No estudo, os pesquisadores usaram isótopos de zinco (elemento químico) nos dentes de tubarões vivos para tentar entender a dieta de animais mortos há muito tempo. Pistas químicas nos dentes de tubarões vivos e 13 dentes fósseis do animal extinto sugerem que o tubarão-branco e o megalodonte tiveram posições semelhantes na cadeia alimentar e podem ter competido pelo mesmo alimento, incluindo baleias, golfinhos e botos.

-Publicidade-
Os dentes do megalodonte
Os dentes do megalodonte | Foto: Wikimedia Commons

“Isso evidencia que havia competição entre o grande tubarão-branco e o megalodonte por recursos alimentares aquáticos nos oceanos”, disse o professor Thomas Tutken, líder do estudo, em entrevista concedida à BBC.

Catalina Pimiento, da Universidade de Swansea, disse que é necessário mais trabalho para resolver o mistério do megalodonte. “A extinção foi estudada de muitos ângulos diferentes na última década”, observou a pesquisadora. “O mistério sobre o que o megalodonte comeu e até que ponto competiu com outros tubarões permanece.”

O maior tubarão da História

O megalodonte percorria os oceanos entre 22 milhões e 3 milhões de anos atrás. Três vezes maior que o grande tubarão-branco, o animal podia crescer até 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas.

Comparação
O megalodonte, em comparação com os tubarões atuais

Leia mais: “A nova arma da China: o tubarão-robô”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.