Medo por surto de covid faz donos abandonarem ‘hamsters’ em Hong Kong
Em pânico, centenas de pessoas estão abandonando seus animais de estimação em Hong Kong com medo de contágio da covid-19.
Com isso, nesta quarta-feira, 19, milhares de pessoas se mobilizaram para adotar os hamsters que foram abandonados. A organização foi feita pelas redes sociais.
Governo vai abater 2 mil hamsters
Na terça-feira 18, o governo anunciou o sacrifício de dois mil hamsters depois que foi detectado um surto de coronavírus em uma loja de animais.
O funcionário de um pet shop foi contaminado e 11 roedores que estavam à venda testaram positivo para o vírus. Cerca de 150 clientes da loja foram colocados em quarentena.
Cientistas e autoridades sanitárias e veterinárias de Hong Kong disseram que não há evidências da transmissão entre os animais e os humanos.
Mas, na linha da política de tolerância zero para a covid, a secretária de Saúde Sophia Chan ordenou o abate, sob a justificativa de que não poderia descartar nenhuma possibilidade de transmissão.
Além do abate, as autoridades determinaram o fechamento de dezenas de pet shops, enquanto as importações e as vendas dos pequenos roedores foram suspensas.
Quem comprou um hamster depois de 22 de dezembro foi solicitado a entregá-lo às autoridades para abate e orientado a não abandoná-lo nas ruas.