O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse nesta quarta-feira, 16, que o míssil disparado contra o país na terça-feira 15 provavelmente saiu da Ucrânia e que não há provas de que tenha sido um ataque intencional.
O míssi que atingiu a Polônia matou duas pessoas e logo a suspeita recaiu sobre a Rússia, que imediatamente negou ter feito o disparo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também acusou a Rússia.
Entretanto, oficiais dos Estados Unidos disseram que o míssil possivelmente partiu da Ucrânia. A hipótese mais aceita seria de um erro do sistema antiaéreo ucraniano, ao se defender de disparo russo. Nesta quarta-feira, o presidente Joe Biden disse que o míssil poderia não ter sido disparado pela Rússia.
A Polônia faz parte da Organização do Atlântico Norte (Otan), aliança militar que prevê a defesa de país integrante em caso de ameaça a sua integridade territorial, sua independência política ou sua segurança.
Depois da declaração do presidente da Polônia, o primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, disse que a possibilidade de invocar o estatuto da Otan ainda está sendo analisada, “mas parece que pode não ser necessário usar essa medida”.
Pelo Twitter, a página oficial da Presidência da Polônia, disse que “não há indícios de que tenha sido um ataque intencional contra a Polônia”. A afirmação foi feita depois de um encontro entre o presidente, o primeiro-ministro e comandantes militares.
Nic nie wskazuje na to, że był to intencjonalny atak na Polskę – Prezydent @AndrzejDuda.
Po naradzie Prezydenta RP z Premierem @MorawieckiM, ministrami i dowódcami wojskowymi w Pałacu Prezydenckim trwa posiedzenie Rady Bezpieczeństwa Narodowego. #RBN pic.twitter.com/Dqc0f4PzTb
— Kancelaria Prezydenta (@prezydentpl) November 16, 2022
O míssil disparado na terça-feira 15 caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia. De acordo com o governo polonês, a cidade foi atingida por volta das 15h40 no horário local (11h40, no horário de Brasília).
A Polônia arregou!
E agora, Oeste? Já pediram desculpas pela MENTIRA no artigo anterior?
…avisem lá que este míssil partiu do Brasil…mais especificamente…do jatinho do Lula…jatinho este que também não é dele…é de um amigo. Quem sabe surte efeito e o derrubem no meio do oceano…no retorno do Egito…
A VERDADE SEMPRE APARECE NÉ?