O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, afirmou nesta segunda-feira, 13, que as empresas donas das redes sociais sejam responsabilizadas pelo conteúdo publicado pelos usuários. Para o magistrado, as big techs não devem ser consideradas apenas como plataformas de tecnologia. A declaração foi durante o seminário “Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia“, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
Outra medida defendida por Moraes foi a autorregulação das mídias digitais, ele citou, por exemplo, o Tiktok que, durante as eleições, censurou cerca de 6.300 vídeos por conta própria.
“O que nós precisamos é pegar esse modelo, que eles próprios já construíram, e aperfeiçoar voltado para defesa da democracia e para o fim do discurso de ódio”, disse o ministro em sua participação no evento. “Um aperfeiçoamento apostando também na autorregulação, senão nós vamos enxugar gelo. Deve haver isso.”
De acordo com o ministro, as big techs precisam ser responsabilizadas por três ações: no impulsionamento, na monetização e na utilização do algoritmo. “O que nós temos que auxiliar é exatamente em quais desses requisitos para a autorregulação e qual a responsabilização”, afirmou. “E insisto, a partir do momento em que algum apoio houve, algoritmos, impulsionamento ou monetização, não se pode mais falar de neutralidade.”
E defendeu que a regulação deve ser feita em etapas para ser mais efetiva. “Se nós quisermos regulamentar tudo sobre fake news, nós não vamos regulamentar absolutamente nada”, concluiu Moraes. “Então vamos começar replicando o modelo já existente nas big techs.”
Além do ministro do STF, também participaram o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Resumo da Ópera: Intimidação e Censura.
Democracia é VONTADE DO POVO.
E isso nenhum desses aí parece querer.
“Repúblicas declinam em democracias e democracias degeneram em despotismo.”
— Aristóteles
mais outro evento “democratico” que nao tem povo, é só o topo da piramide
Estamos caminhando para a ditadura. O que querem fazer é CENSURA. O STF deveria cuidar dos inúmeros inquéritos engavetados, legislar compete ao Congresso. Moraes é mesmo um tirano. Abandone a toga e concorra a um cargo eletivo. Congresso não tem que aprovar mordaça, a Constituição é bem clara.
A criatura “mandando e demandando” no país. O Congresso o quanto antes precisa reagir.
Esqueçam, o imperador falou, é lei
Ele não quer censurar tudo, somente a direita!
Bem, estão sendo dados todos os passos para a ditadura de opinião e pensamento únicos, de tudo que é lado:
Imagino que estão se prevenindo contra possíveis requisições de voto impresso auditável por parte da população, mas ops, isso é democrático ou antidemocrático ?
Quem vai definir as pautas democráticas ou antidemocráticas da população ?
EOFW (End Of Web).
Ele será o xerife, Ele decide o que é e o que não é Fake News, Ele pune, Ele envia ao campo de concentração, Ele usa o flagrante perpétuo, Ele decreta prisão preventiva infinita, Ele se torna dono de tudo. Ele pode tudo, Ele cria, Ele aperfeiçoa e Ele cancela se não for mais conveniente. Tudo em “defesa da democracia”, a democracia só Dele.
“Democracia” é a maior balela em que fizeram o povo acreditar.
Platão e Aristóteles, entre outros sábios, estavam totalmente corretos sobre ela, essa tal “democracia”.