Morre Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos EUA, aos 84 anos

Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto, entre 1997 e 2001
-Publicidade-
Madeleine Albright morreu nesta quarta-feira, 23, aos 84 anos
Madeleine Albright morreu nesta quarta-feira, 23, aos 84 anos | Foto: Reprodução/Flickr

Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, morreu de câncer nesta quarta-feira, 23, aos 84 anos. Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto, entre 1997 e 2001, no segundo governo do ex-presidente Bill Clinton. A Albright Stonebridge Group, empresa de estratégia global fundada pela ex-secretária, confirmou a morte.

Albright entrou na carreira diplomática ao ser nomeada, em 1993, embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU). Ocupou o cargo até 1997, quando se tornou secretária de Estado. Ela defendeu a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), pressionou para que a aliança interviesse nos Países Bálcãs, com o objetivo de impedir a limpeza étnica da população, e procurou reduzir a disseminação de armas nucleares.

Em artigo publicado no mês passado, pelo jornal The New York Times, Albright argumentou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, cometeria um erro histórico se optasse por atacar a Ucrânia.

-Publicidade-

Em vez de pavimentar o caminho da Rússia para a grandeza, invadir a Ucrânia garantiria a infâmia de Putin, visto que deixaria seu país diplomaticamente isolado, economicamente aleijado e estrategicamente vulnerável diante de uma aliança ocidental mais forte e unida”, escreveu a ex-secretária. Dias depois, o Kremlin lançou mísseis em diversas cidades ucranianas.

Leia também: “Morre o ator William Hurt, aos 71 anos”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.