Morre o fundador do grupo terrorista Sendero Luminoso

Abimael Guzmán tinha 86 anos e cumpria prisão perpétua por crimes
-Publicidade-
Abimael Guzmán I Foto: Reprodução/Mídias Sociais
Abimael Guzmán I Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Morreu neste sábado, 11, Abimael Guzmán, fundador e principal líder do grupo terrorista Sendero Luminoso, que atua há décadas no Peru. Ele tinha 86 anos e foi responsabilizado por dezenas de crimes, o que lhe rendeu condenação à prisão perpétua.

Segundo estudiosos do movimento de esquerda peruano, o Sendero Luminoso causou 70 mil mortes no país desde os anos 1980. Sua origem remete à década de 1960/1970, quando alguns grupos de esquerda enveredaram-se na implantação de delírios ideológicos maoístas. A ideia era criar focos de guerrilha rural na América Latina — no Brasil, o Partido Comunista tentou algo similar na fracassada Guerrilha do Araguaia.

No final da década de 1970, contudo, o Sendero decidiu abandonar o campo e partir para o terror urbano, também movido por dinheiro. O maior atentado já registrado ocorreu em Miraflores, bairro da capital Lima, em 1977: dois carros com meia tonelada de explosivos deixaram 25 mortos e 200 feridos, além de destruir imóveis em quarteirões inteiros.

-Publicidade-

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

15 comentários

  1. O Abimael agora esta’ livre a voar pela chama ardente do inferno que construiu , perdeu sr. terrorista a colheita agora e’ obrigatoria !

  2. UM GRUPO QUE SE APRESENTA COMO DEFENSOR DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, MAS QUE MATA QUEM SE OPÕE ÀS SUAS IDEIAS É UM NATIMORTO. MAIS DIA, MENOS
    DIA A CASA CAI, NOTADAMENTE QUANDO O DINHEIRO COMEÇA A RAREAR!. O SEGREDO É IR ATRÁS DO DINHEIRO, NÃO DÁ OUTRA!

  3. Que peeeeena! Teve uma vida diabólica e ao chegar o “grand finale”, a notícia que algumas pás de terra que foram jogadas em cima de mais um maldito, que não fará mais nenhum mal aqui na terra e com certeza vai ser chamado para integrar a turma do inferno.

  4. A morte natural desse facínora, mostra uma das faces obscuras de Justiça – seja aonde for – em ser leniente, quiçá, supostamente complacente com autores de crimes mais brutais e imperdoáveis. Por que um tirano desses não seria, diretamente, condenado a pena de morte?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro