MSD autoriza produção de genéricos de seu medicamento anticovid

A iniciativa é apoiada pela Organização Mundial da Saúde
-Publicidade-
O molnupiravir, desenvolvido pela MS em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics
O molnupiravir, desenvolvido pela MS em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics | Foto: Reprodução/MSD

A Merck Sharp & Dohme (MSD) fez um acordo com o Medicines Patent Pool (MPP) — instituição mundial que trata de patentes na medicina — permitindo que outras empresas fabriquem versões genéricas do molnupiravir. Desenvolvido em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics, o medicamento experimental foi criado para combater a covid-19. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 27, e a iniciativa é apoiada pela Organização Mundial da Saúde.

“Esta é a primeira licença voluntária transparente e voltada para a saúde pública para uma tecnologia médica da covid-19”, disseram a MSD e o MPP, em comunicado conjunto.

De acordo com a MSD, a produção livre de royalties se aplica a 105 países de baixa e média renda. “Todos nós sabíamos que iríamos diversificar a pegada geográfica de nossos parceiros genéricos, de modo que não tivéssemos apenas fornecedores de genéricos na Índia, mas também em outras regiões”, disse Paul Schaper, diretor-executivo de políticas públicas global da empresa.

-Publicidade-

A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou na semana passada o gasto de até US$ 120 milhões para iniciar o desenvolvimento de versões genéricas do molnupiravir para países de baixa renda. Nos Estados Unidos, a liberação de uso emergencial do medicamento está em fase de análise pela Food and Drug Administration (FDA). No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz, que participa do desenvolvimento do fármaco, está em negociação para fazer a fabricação local.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.