‘Não há resposta positiva’ dos EUA à principal demanda da Rússia

Putin analisa situação diplomática
-Publicidade-
Mais de 100 mil soldados russos ocupam a fronteira com a Ucrânia
Mais de 100 mil soldados russos ocupam a fronteira com a Ucrânia | Foto: Reprodução/Ukrinform

A Rússia não recebeu uma “resposta positiva” dos Estados Unidos sobre sua principal demanda de segurança em relação à Ucrânia. É o que disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, nesta quinta-feira, 27. Conforme a imprensa estrangeira, apesar do cenário, ainda pode haver espaço para mais discussões entre os países.

Moscou está buscando garantias maiores para limitar a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa Oriental e no espaço pós-soviético, incluindo a promessa de que a Ucrânia nunca se juntará à aliança militar ocidental.

No entanto, em respostas encaminhadas na quarta-feira 26 a Moscou, os EUA e a Otan rejeitaram a exigência da Rússia de impedir a Ucrânia de ingressar na aliança militar, reiterando seu compromisso com a política de portas abertas da Otan.

-Publicidade-

Ainda há espaço para diálogo, sugere Lavrov

“Não houve resposta positiva à questão principal” das demandas da Rússia, disse Lavrov em comunicado, acrescentando que “há uma resposta que dá esperança para o início de uma conversa séria sobre questões secundárias”.

Em coletivas de imprensa separadas na quarta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disseram que delinearam caminhos diplomáticos para sair da crise atual com várias áreas para aumentar a cooperação.

Presidente russo vai analisar a situação

“Não se pode dizer que nossas ideias e preocupações foram levadas em consideração”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma ligação com jornalistas na quinta-feira.

Peskov disse que os documentos estão agora nas mãos do presidente russo, Vladimir Putin. “Todos esses papéis estão com o presidente”, disse ele. “Não vamos apressar as conclusões, leva tempo para analisar.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. As vezes me deparo em ter pena da russia e da china, mas quando se lembra de frases como “os conservadores merecem uma boa bala e um bom paredão” e o que a china faz com os yugures e cristãos então toda a dó vai embora!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.