Não ter público na Olimpíada é opção ‘menos arriscada’, dizem especialistas

Decisão sobre presença de torcedores deve sair na segunda 21
-Publicidade-
Yoyogi National Stadium: este e outros locais de competição dos Jogos Olímpicos de Tóquio podem ficar sem público
Yoyogi National Stadium: este e outros locais de competição dos Jogos Olímpicos de Tóquio podem ficar sem público | Foto: Wally Gobetz/Divulgação/Flickr

Realizar os Jogos Olímpicos de Tóquio sem espectadores é a opção “menos arriscada” e a desejável, afirmaram especialistas médicos do Japão, nesta sexta-feira, 18. “Existe um risco de a movimentação das pessoas e as oportunidades de interação durante a Olimpíada disseminarem infecções e pressionarem o sistema médico”, disseram os especialistas, liderados pelo principal conselheiro de saúde, Shigeru Omi, em relatório divulgado hoje.

Mas os especialistas já consideram a possibilidade de que os locais de competição recebam até 10 mil torcedores em áreas nas quais as medidas de “quase emergência” foram suspensas — o que aumentou a percepção de que a Olimpíada pode muito bem acontecer com público, afirma reportagem da Agência Brasil.

A decisão final sobre a presença de espectadores locais — o público estrangeiro já está proibido — é aguardada após a reunião entre organizadores e representantes dos governos nacional e de Tóquio marcada para a próxima segunda-feira, 21.

-Publicidade-

A presidente do comitê da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, disse que, embora admita que a Olimpíada seria mais segura sem espectadores, os organizadores continuam procurando maneiras de receber o público com segurança.

“Dado que outros eventos esportivos estão sendo realizados com espectadores, acho que também é trabalho da Tóquio 2020 continuar procurando maneiras de entender e diminuir os riscos de infecção na Olimpíada até termos esgotado todas as possibilidades”, disse ela, em coletiva de imprensa, após a divulgação do relatório de Omi.

Leia também: “Jogos Olímpicos: Japão suspenderá emergência em Tóquio”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site