Nasa lança hoje telescópio mais poderoso do mundo

Equipamento vai iniciar uma nova etapa da exploração espacial
-Publicidade-
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O telescópio espacial James Webb foi lançado na manhã deste sábado, 25. O equipamento da Nasa, de quase US$ 9 bilhões, vai iniciar uma nova etapa da exploração espacial, acessando lugares nunca vistos pelo homem.

A decolagem ocorreu às 9h20, no horário de Brasília, direto da Agência Espacial Europeia, localizada na Guiana Francesa. O telescópio será transportado pelo foguete Ariane 5. A previsão é a de que seja lançado pelo compartimento de carga depois de quase 30 minutos de viagem.

Apesar de inovador, o James Webb não é primeiro telescópio desse tipo disparado pela Nasa. Em 1990, o Hubble foi enviado pela agência para explorar o espaço. O Webb é considerado inovador porque é cerca de 100 vezes mais sensível que o anterior e tem uma área de coleta de luz capaz observar objetos a longas distâncias. A Nasa espera que ele amplie o entendimento que os cientistas têm sobre o universo.

-Publicidade-

O equipamento vai demorar um mês para chegar ao seu destino, que está aproximadamente a 2 milhões de quilômetros de distância da Terra. Usando a visão infravermelha do telescópio, os pesquisadores vão enxergar através das nuvens de gás e poeira, onde nascem as estrelas. Além disso, os astrônomos vão utilizar o novo material para estudar buracos negros supermassivos.

“O telescópio espacial James Webb será o principal observatório de ciências espaciais do mundo quando for lançado. Webb desvendará mistérios no nosso Sistema Solar, verá além de mundos distantes ao redor de outras estrelas e investigará as misteriosas estruturas e origens do nosso universo“, informou a agência norte-americana em nota.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. E desperdiçamos uma enormidade de recursos humanos, naturais e financeiros, tentando provar (a mais de 100 anos) que o COMUNISMO é uma fria…Morte e Destruição acompanham esse filósofos canalhas socialistas.
    Com esses recursos já teríamos ido além do sistema solar e mais próximo de um BackUp da terra.
    RECURSOS Tão necessário para efetiva sobrevivência da vida como a conhecemos… colonizando outros planetas.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.