Nicarágua: polícia invade jornal crítico ao governo e prende repórteres

Em seu perfil no Twitter, o jornalista e diretor do El Confidencial, Carlos Fernando Chamorro, denunciou o atentado contra a liberdade de imprensa
-Publicidade-
Jornalistas são presos pela polícia do regime de Daniel Ortega, ditador da Nicarágua
Jornalistas são presos pela polícia do regime de Daniel Ortega, ditador da Nicarágua | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Policiais invadiram nesta quinta-feira, 20, o escritório do jornal e site de notícias El Confidencial, cuja linha editorial é crítica à ditadura de Daniel Ortega. A redação do jornal fica na capital do país, Manágua. A sede da publicação foi cercada pela polícia, que acabou entrando no local e prendendo alguns repórteres, segundo relatos de agências internacionais.

O fotógrafo e cinegrafista Lionel Gutiérrez, do próprio jornal, e profissionais das agências de notícias France-Presse e Efe que estavam cobrindo o cerco ao prédio também foram detidos.

-Publicidade-

Leia também: “Bolívia: revanche da esquerda tem prisões políticas e perseguição a opositores”

Em seu perfil no Twitter, o jornalista e diretor da publicação, Carlos Fernando Chamorro, denunciou o atentado contra a liberdade de imprensa. “Exigimos respeito à integridade física de nossos jornalistas e que não se roubem nossos equipamentos. Há dois anos, nos assaltaram e confiscaram, mas nunca nos calaram. Seguiremos informando”, escreveu.

Leia mais: “‘Veremos um choque entre o castrochavismo e a democracia’, diz ex-ministro boliviano sobre Lula x Bolsonaro”

O ditador Daniel Ortega governa o país desde 2007. Em novembro, estão marcadas novas eleições presidenciais, mas os partidos de oposição não estão autorizados a participar do pleito. Ainda não se sabe se Ortega disputará um novo mandato — em seu governo, foi aprovada a possibilidade de reeleição indefinida, sem limites. Caso ele não concorra, quem deve disputar é sua mulher e vice-presidente do país, Rosario Murillo.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comments

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site