O avião caça mais sexy da Força Aérea Brasileira

Conheça o avião caça F-39 Gripen
-Publicidade-
F-39 Gripen, no Rio de Janeiro | Foto: Sargento Bianca/divulgação FAB
F-39 Gripen, no Rio de Janeiro | Foto: Sargento Bianca/divulgação FAB

Em artigo publicado na Edição 113 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi escreve sobre o avião caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o colunista, o caça é o mais futurista, rápido, agressivo e o mais barulhento.

Marquezi cita o próximo filme do ator Tom Cruise, Top Gun Maverick, em que o protagonista pilota o avião caça F/A-18E Super Hornet. “Um ator como Tom Cruise dificilmente faria um filme pilotando burocraticamente um avião de transporte, por exemplo”, escreveu o colunista. O longa será lançado no Brasil na quinta-feira 26.

O F-39 Gripen foi produzido pela Saab, empresa sueca que teve apoio da Embraer. O avião caça, no modelo de treinamento, já havia sido apresentado em 2020, mas agora a frota com os modelos finais começaram a chegar. Foram 36 unidades encomendadas — a FAB já solicitou mais quatro. O intuito é substituir os 47 aviões velhos Northrop F-5 Tiger II.

-Publicidade-

Leia um trecho

“Com a compra dos Gripen, o Brasil vai assumir a liderança no setor de caças da América do Sul. A Colômbia opera o israelense KFIR, baseado no clássico francês Mirage III. O Peru tem os Mig 29, relíquia soviética dos anos 1950. O Chile conta com 46 unidades do norte-americano F-16, um veterano de sucesso.

A maior preocupação por enquanto é o russo Sukhoi SU-30 da Venezuela, considerado até agora o caça mais poderoso da América Latina — uma cortesia de Vladimir Putin ao amigo Hugo Chávez. O Sukhoi agora vai perder a supremacia com a novíssima frota de Gripen da Força Aérea Brasileira.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 113 da Revista Oeste vai além do texto de Dagomir Marquezi. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R Guzzo, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Paula Leal, Pedro Henrique Alves, Artur Piva, Evaristo Miranda, Guilherme Lopes, Bruno Meyer, Theodore Dalrymple e Edilson Salgueiro.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.