‘O Impostor Mascarado’: a história de um dos maiores golpistas da França

Gilbert Chikli, que agora tem 50 anos, começou a trapacear quando era apenas uma criança
-Publicidade-
Para além da imitação da voz, Chikli também usava uma máscara de silicone, fabricada para imitar o ministro da Defesa
Para além da imitação da voz, Chikli também usava uma máscara de silicone, fabricada para imitar o ministro da Defesa | Foto: Reprodução/Netflix

A Netflix lançou, na quinta-feira 1°, o documentário O Impostor Mascarado, que conta a história de um dos maiores golpistas da França. Famoso por extorquir milhões da elite francesa, Gilbert Chikli usava apenas a própria voz para cometer os crimes.

O golpista imitava o timbre vocal de Jean-Yves Le Drian, ministro francês da Defesa. Ele conseguiu enganar diversas pessoas, roubando mais de 80 milhões das vítimas. O documentário de 90 minutos pertence à produtora vencedora do Oscar Passion Pictures. A produção é formada por entrevistas com cúmplices do criminoso e com suas vítimas.

Uma história real

-Publicidade-

Para além da imitação da voz, Chikli também usava uma máscara de silicone, fabricada para imitar o ministro da Defesa. A polícia o procurou por anos.

O criminoso, que agora tem 50 anos, começou a trapacear quando era apenas uma criança. “Só com a fala, ele saía de casa com os bolsos vazios e voltava com os bolsos cheios”, explicou Thierry Chikli, irmão do golpista. “Isso realmente deixou meu pai louco, ele nunca conseguia encontrar uma solução.”

Ao se tornar adulto, Chikli começou a se disfarçar de CEOs franceses e ligava para os gerentes intermediários para exigir que as transferências eletrônicas fossem enviadas para as contas falsas.

“Um golpista tenta conseguir muito dinheiro”, disse Chikli, no documentário. “Tive dinheiro e sempre terei. Então, realmente acho que foi tudo um jogo. Tenho um dom que funciona. Qual é o problema?”

Leia também: “Os filhos da necessidade”, artigo de Dagomir Marquezi para a Edição 139 da Revista Oeste.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.