OCDE: Bolsonaro garante que o Brasil está pronto para adesão

País recebeu aval para iniciar tratativas e entrar na organização
-Publicidade-
O presidente Jair Bolsonaro participou de encontro bilateral com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, em outubro de 2021 | Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
O presidente Jair Bolsonaro participou de encontro bilateral com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, em outubro de 2021 | Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores

O presidente Jair Bolsonaro formalizou uma carta à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No documento, o chefe do Executivo garante que o Brasil está pronto para entrar na organização.

“Sem hesitação, posso garantir que o Brasil está pronto para iniciar o processo de acesso à OCDE, como requisitado em abril de 2017”, assegurou o presidente, ao secretário-geral da organização, Mathias Cormann, nesta quarta-feira, 26.

O documento foi obtido pelo site Poder360.

-Publicidade-

Conforme noticiou a Revista Oeste, o Conselho de Ministros da OCDE aprovou o início das negociações sobre a entrada plena do Brasil na organização. O processo, contudo, é estimado para terminar em três a cinco anos.

Desde o início das tratativas, o Brasil já adotou 103 dos 253 termos legais da OCDE. Parte dos que ainda faltam vai requerer reformas em sistemas econômicos do país, entre as quais a tributária.

Bolsonaro ressaltou ainda que o país tem o objetivo de cumprir os padrões da OCDE. Salienta também que o Brasil é comprometido com “economias de marcado abertas, competitivas, sustentáveis e transparentes”.

Segundo o presidente, as reformas econômicas recentes “são um claro indicador” da direção que o país quer seguir, além de estar comprometido com o desenvolvimento sustentável e acabar com a pobreza.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. O STF já foi consultado sobre essa adesão aí? É bom ter o aval deles, senão poderá passar por uma situação constrangedora diante dessa OCDE. Em tempo, a Argentina também vai ser admitida nessa organização, quiçá também a Venezuela? Randolfe está de olho nessa movimentação.

  2. Onde estão os especialistas… dizendo o tempo todo que a política externa do governo é um fracasso, que o modelo econômico é falido que isso e que aquilo não presta. Vejo como um bom sinal provando que o país está no caminho certo. Detalhe é um convite.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.