Odiamos os políticos porque vemos neles um reflexo de nós mesmos

É o que afirma Theodore Dalrymple, em artigo publicado na Edição 124 da Revista Oeste
-Publicidade-
Segundo Dalrymple, odiamos os políticos porque vemos neles um reflexo de nós mesmos
Segundo Dalrymple, odiamos os políticos porque vemos neles um reflexo de nós mesmos | Foto: Reprodução

Em artigo publicado na Edição 124 da Revista Oeste, Theodore Dalrymple diz que a política é uma atividade suja, e se a experiência de diversos milênios nos ensinou alguma coisa, vai continuar sendo. “Nem mesmo a política das pequenas instituições costuma funcionar sem características encantadoras como mentiras, hipocrisia, difamação, duplicidade, chantagem, traição, etc. — e isso quando apenas coisas pequenas estão em jogo!”, afirma o colunista.

Leia um trecho

“Ainda que a sujeira da política seja um truísmo, na Europa Ocidental a classe política raramente é vista com tanto ódio e desprezo quanto agora, pelo menos não na memória viva. Em parte, pode ser porque sabemos mais sobre isso do que antes; em parte, porque temos uma inclinação natural a acreditar que tudo, do gosto de uma fruta ao serviço oferecido pelos Correios, era melhor antigamente (o que se torna mais antigamente conforme envelhecemos). O que também parece ser verdade é que figuras da política são odiadas com um veneno desproporcional por causa dos erros que cometeram.

-Publicidade-

[…]

Tudo bem odiar os políticos como classe, mas, sendo um animal político, essa classe veio para ficar. Uma das razões por que os odiamos tanto é: quando olhamos em seus olhos, o que vemos é um reflexo de nós mesmos.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 124 da Revista Oeste vai além do texto de Theodore Dalrymple. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Gustavo Segré, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Flávio Gordon, Ubiratan Jorge Iorio, Dagomir Marquezi, Artur Piva, Bruno Meyer e Guilherme Derrite.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Discordo completamente !
    Odiamos os políticos pois eles são a representação da corrupção e do atraso, ao contrario de nós trabalhadores que vivemos com o salário básico oriundo da nossa profissão. Com Bolsonaro, estamos vendo que políticos podem sim, ser pessoas comprometidas com o bem estar geral da nação.

  2. Discordo, plenamente! Se estou no Planeta Terra, lugar ainda atrasado, espiritualmente, é porque tenho que aprender e melhorar, em muito. Daí ser um reflexo de políticos, principalmente, brasileiros, é uma longa distância, que deve ser medida em anos luz. Não credite aos outros aquilo que a somente a você pertence.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.