Oligarca russo relata ameaças de Putin

Fundador do banco Tinkov foi obrigado a vender ações
-Publicidade-
O presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Flickr

O banqueiro Oleg Y. Tinkov, fundador de uma das maiores instituições financeiras da Rússia, vendeu sua participação de 35% na empresa para um bilionário de seu país do ramo da mineração. “Foi uma venda desesperada”, disse Oleg, em entrevista ao jornal New York Times, publicada no domingo 1°.

Oleg descreveu a venda como “liquidação” forçada pelo Kremlin, consequência de um post do empresário no Instagram crítico à invasão da Ucrânia pela Rússia. No dia seguinte à publicação, agentes do governo telefonaram para Oleg ameaçando nacionalizar o banco, caso o banqueiro não deixasse a instituição.

“Não pude discutir o preço”, afirmou Oleg. “Era como um refém. Disseram-me: ‘Você pega o que é oferecido’. Não consegui negociar”, garantiu. As ações de Oleg equivaliam a US$ 20 bilhões na Bolsa de Londres em 2021. Ele é reconhecido como um dos poucos oligarcas da Rússia a construir fortuna fora das indústrias de energia e minerais, setores que mais geram riqueza no país.

-Publicidade-

Ao New York Times, Oleg revelou que outros oligarcas russos não concordam com as atitudes do presidente Vladimir Putin, mas temem subir o tom em virtude de possíveis assassinatos. “Percebi que a Rússia, como país, não existe mais”, disse Oleg. “Eu acreditava que o regime de Putin era ruim. Mas é claro que eu não fazia ideia de que isso levaria a uma escala tão catastrófica.”

Leia também: “Um oligarca russo contra a parede”, reportagem de Bruno Freitas publicada na Edição 104 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.