OMS cobra que China seja transparente sobre origem da pandemia

'Devemos isso aos milhões que sofreram e aos milhões que morreram para saber o que aconteceu', disse diretor-geral
-Publicidade-
Reunião da Organização Mundial da Saúde | Foto: Reprodução
Reunião da Organização Mundial da Saúde | Foto: Reprodução

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira, 15, que as investigações sobre as origens da pandemia de covid-19 na China estão sendo prejudicadas pela falta de dados brutos sobre os primeiros dias da disseminação do vírus e pediu ao país para ser mais transparente.

Uma equipe liderada pela OMS passou quatro semanas na cidade de Wuhan, na província de Hubei, com pesquisadores chineses e disse em um relatório conjunto publicado em março que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal.

Leia mais: “Primeiro-ministro do Haiti é investigado como mandante da morte do presidente”

-Publicidade-

Essa equipe disse que “a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada um caminho extremamente improvável”, mas países como os Estados Unidos e alguns cientistas não ficaram satisfeitos.

“Pedimos à China que seja transparente e aberta, e que coopere”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, registra a agência Reuters. “Devemos isso aos milhões que sofreram e aos milhões que morreram para saber o que aconteceu”, disse ele.

A China tem classificado a teoria de que o vírus pode ter escapado de um laboratório de Wuhan como “absurda” e disse repetidamente que “politizar” a questão dificulta as investigações. Ghebreyesus informará aos 194 Estados-membros da OMS sobre uma proposta de segunda fase do estudo.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

6 comentários

  1. Espetáculo de cinismo do sr. Tedros. Como senescal da ditadura chinesa, ele conhece muito bem a natureza laboratorial do virus e a magnitude da farsa para encobri-la. Após quase 2 anos de inercia, nao precisamos de resposta alguma dos dirigentes chineses. Só precisamos enquadra-los em um novo tribunal de Nuremberg.

  2. Esse genocida, protetor de torturador, ditador contumaz, deveria ser julgado pelos tribunais internacionais, se tivesse agido no início teria evitado muitas e muitas mortes de inocentes. Ge-no-ci-da.
    O líder comunista chinês tem de ser responsabilizado pelo genocídio cometido no mundo.
    Aqui no Brasil os idiotas úteis pensam que Bolsonaro favoreceu a propagação do vírus.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site