ONU pede volta de exportações de alimentos em portos da Ucrânia
A Organização das Nações Unidas pediu, na quinta-feira 5, que os portos da Ucrânia no Mar Negro sejam reabertos. O órgão alega que as exportações de trigo e milho da região precisam voltar a acontecer, uma vez que muitos países pobres dependem desses produtos.
De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, quase todas as exportações de grãos do país antes invasão russa passaram pelos portos da Ucrânia no Mar Negro. Os preços do trigo e do milho, que já estavam altos por causa da pandemia, subiram 22% e 20%, respectivamente, desde o início do conflito, segundo o jornal Valor Econômico.
Apesar de terem passado por bombardeios pesados, o portos no sul do país precisam voltar a funcionar para “proteger a produção agrícola ucraniana e permitir exportações que são críticas para a economia da Ucrânia e a segurança alimentar global”, afirma o PMA.
Segundo a agência da ONU, o Iêmen, por exemplo, importa mais da metade de seu consumo de trigo da Rússia e da Ucrânia. O país é um dos mais pobres do planeta e está sendo devastado por uma guerra que se arrasta há anos.
Em 2021, a Ucrânia foi responsável por quase 15% das exportações globais de milho e cerca de 10% do mercado internacional de trigo, conforme os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.