Oposição escolhe candidato conservador para enfrentar Orbán em 2022 na Hungria

O vitorioso foi Peter Marki-Zay que superou no segundo turno das prévias a esquerdista Klara Dobre
-Publicidade-
Peter Marki-Zay ganhou notoriedade em 2018 ao ser eleito prefeito em reduto eleitoral de Orbán
Peter Marki-Zay ganhou notoriedade em 2018 ao ser eleito prefeito em reduto eleitoral de Orbán | Foto: Attila Kisbenedek/AFP

Seis partidos da oposição na Hungria concluíram neste domingo, 17, um processo de prévias unificadas para escolher o candidato que desafiará o primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán na próxima eleição nacional, em abril de 2022.

O vitorioso foi o conservador Peter Marki-Zay, que superou no segundo turno das prévias a esquerdista Klara Dobrev, do partido Coalizão Democrática e vice-presidente do Parlamento da União Europeia.

Com 60% dos votos apurados na noite deste domingo, Marki-Zay tinha recebido 58% dos votos. Antes da conclusão da apuração Dobrev parabenizou Marki-Zay, prometeu se empenhar para apoiá-lo e pediu que a oposição siga unida.

-Publicidade-

“Queremos uma Hungria nova, mais limpa e honesta, e não apenas substituir Orbán ou seu partido”, disse Marki-Zay em seu discurso de vitória das prévias. “De agora em diante, apoio Peter Marki-Zay”, afirmou Dobrev.

É a primeira vez que a Hungria realiza prévias para a escolha de candidatos. O processo que envolveu os seis partidos da aliança de oposição foi realizado em dois turnos. O primeiro havia ocorrido em setembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.