Robôs espirituais

Reportagem da BBC mostra a inteligência artificial sendo usada para incrementar a fé entre adeptos do catolicismo, judaísmo e budismo
-Publicidade-
O robô Mindar. Foto: reprodução BBC
O robô Mindar. Foto: reprodução BBC

A repórter Sofia Bettiza, da BBC World, produziu uma matéria sobre o uso de robôs em templos. São apenas as primeiras experiências, mas a aceitação foi maior do que se poderia imaginar.

A reportagem mostra o robô Mindar, construído à semelhança de Kannon, a deusa da misericórdia, num tempo budista de Kioto, no Japão. Um dos monges humanos do templo reconhece a superioridade de Mindar em assimilar os princípios acumulados em milênios de budismo e sua longevidade. “Vou morrer”, diz o monge. “Os robôs podem evoluir para sempre, pensando na melhor maneira de fazer as coisas, e eu acho isso incrível. Esse robô nunca morrerá”.

SanTO. (Foto: reprodução BBC)
-Publicidade-

A reportagem mostra também o  SanTO, uma imagem instalada numa igreja católica de Varsóvia, na Polônia. O robô, segundo seu criador, foi programado com dois mil anos de conhecimento cristão, e “conversa” com os frequentadores da igreja sobre as questões mais profundas. O que nem sempre funciona de forma muito lógica. Mas, segundo uma das frequentadoras do templo, o SanTO “está ajudando você a encontrar sua própria resposta”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. A BBC não entende nada de religião. Mesmo aquela praticada pelos robôs. A Revista Oeste informa mal ao repetir o que (acho) escreveu o desenformativo britânico. Horrível ler na Oeste “uma das frequentadoras do templo, o SanTO…”. Vamos mal.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.