Papa encontra o segundo líder mais poderoso da Igreja Ortodoxa Russa

Visão de Francisco sobre guerra na Ucrânia gerou desconforto com o patriarcado de Moscou
-Publicidade-
Francisco se reuniu com o segundo líder mais poderoso da Igreja Ortodoxa Russa, o bispo Antonij
Francisco se reuniu com o segundo líder mais poderoso da Igreja Ortodoxa Russa, o bispo Antonij | Foto: Divulgação/Vaticano

O papa Francisco se encontrou com o bispo Antonij de Korsun, o segundo líder mais poderoso da Igreja Ortodoxa Russa, nesta sexta-feira, 5. O Vaticano não deu detalhes do que foi discutido no encontro.

Foi sua primeira reunião desde que Hilarion (que ocupava o cargo) foi deposto, em junho, em uma decisão abrupta, indicando discórdia no topo do patriarcado de Moscou sobre o conflito.

Em setembro, o papa participará de um congresso de líderes religiosos na capital do Cazaquistão, Nur-Sultan, nos dias 13 e 15 de setembro. Lá, Francisco deverá se encontrar com o patriarca Kirill, um aliado próximo do presidente russo, Vladimir Putin. O patriarca deu apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

-Publicidade-

A postura de Kirill causou uma rixa com o Vaticano e desencadeou uma rebelião interna que levou ao rompimento dos laços de algumas Igrejas Ortodoxas locais com a Igreja Ortodoxa Russa.

Francisco, que chamou o conflito de “guerra de agressão cruel e sem sentido”, planejava se encontrar com Kirill em 14 de junho, em Jerusalém, mas cancelou, por conselho de diplomatas do Vaticano.

Em entrevista à agência de notícias Reuters no mês passado, Francisco disse que queria visitar Kiev, capital da Ucrânia, depois de retornar do Canadá, mas também queria ir a Moscou, de preferência primeiro, para promover a paz.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. O Assunto em pauta: linguagem neutra de gênero,ideologia de gênero,homossexualismo,lesbianismo,comunidade gay …etc..etc
    Afinal o papa disse: “deus não existe”

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.