Papa faz apelo para que países recebam refugiados afegãos

Afeganistão vive uma crise humanitária após voltar para o controle do grupo extremista Talibã
-Publicidade-
Papa Francisco durante o Angelus | Foto: Reprodução/Vatican News
Papa Francisco durante o Angelus | Foto: Reprodução/Vatican News

Após recitar o Angelus neste domingo, 5, o papa Francisco fez um apelo pelos refugiados do Afeganistão e pediu para que os países “acolham e protejam aqueles que buscam uma nova vida”.

O Afeganistão vive uma crise humanitária após voltar às mãos do grupo extremista Talibã. Milhares de afegãos que conseguiram sair estão esperando nos chamados centros de trânsito em países como Catar, Alemanha e Itália. Centenas de outras pessoas tentam deixar o território.

Leia mais: “Irã diz estar pronto para retomar conversas nucleares, mas não sob ‘coação’ ocidental”

-Publicidade-

“Também rezo pelos deslocados internos, para que tenham a assistência e a proteção necessárias. Que os jovens afegãos possam receber educação, um bem essencial para o desenvolvimento humano. E que todos os afegãos, tanto na pátria, como em trânsito e nos países anfitriões, possam viver com dignidade, em paz e fraternidade com seus vizinhos”, afirmou.

O aeroporto da capital, Cabul, retomou os voos domésticos no sábado 4, paralisado desde a vitória do Talibã em 15 de agosto, e que operava apenas com voos de evacuação até segunda-feira, 30, data em que as últimas tropas norte- americanas deixaram o país.

Brasil poderá conceder visto

Na sexta-feira 3, os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública anunciaram que o Brasil poderá conceder visto humanitário a afegãos que desejarem deixar o Afeganistão por conta do regime talibã.

No mês passado, o Itamaraty afirmou que preparava a concessão dos vistos humanitários “em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e sírios”. O pedido de visto humanitário, diferentemente do de refúgio, tem de ser feito fora do Brasil, em alguma autoridade consular.

Com informações do Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários

  1. Para espalhar o terrorismo no mundo? Dá pena dessas pessoas, mas ele poderia levá-las para o Vaticano ou para os terrenos da igreja na Itália. Com a riqueza papal, poderia tranquilamente alimentá-los por vários anos. Isso realmente seria uma boa ação desse papado picareta.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro