O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 20, que irá canonizar Carlo Acutis, conhecido pela Igreja Católica como o “santo millennial”. O jovem, que faleceu de leucemia aos 15 anos, em 2006, destacou-se por suas habilidades tecnológicas, que utilizava para promover sua fé em sua geração.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Beatificado em outubro de 2020, Carlo nasceu em Londres, mas viveu na Itália, entre as cidades de Milão e Assis. Desde cedo, demonstrou aptidão para a computação, aplicando seu talento na gestão de sites da paróquia local e de uma escola no Vaticano.
A canonização do jovem católico está prevista para ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril, durante o Jubileu para adolescentes em Roma. A cerimônia faz parte do “ano santo católico”, que começou em dezembro de 2023. Este evento destaca a importância dos jovens na missão da Igreja.
Confira: “Papa critica legalização de drogas e chama traficantes de ‘assassinos’”
Legado que fez o papa Francisco escolher Acutis
Carlo Acutis é lembrado como “o primeiro beato de calça jeans e tênis”, refletindo um estilo moderno que ressoou com jovens católicos globalmente. Ele também recebeu o apelido de “influenciador de Deus” por usar a internet para evangelizar e disseminar os valores da Igreja ao redor do planeta.
Ano passado, Acutis recebeu o título de patrono da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal. Os organizadores do evento reconheceram o seu legado para os jovens no mundo digital.
“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, declarou o bispo Dom Domenico Sorrentino, ao Vatican News, site de notícias do Vaticano.
Leia também: “Papa Francisco critica casais que preferem animais de estimação a filhos”
Esse papa está contribuindo fortemente pra decadência da igreja católica.