Parlamentar russo exige que os EUA devolvam o Alasca

Oleg Matveychev afirma que o território pertence a seu país
-Publicidade-
Oleg Matveychev é membro do Parlamento russo
Oleg Matveychev é membro do Parlamento russo | Foto: Reprodução/Wikipedia

Oleg Matveychev, membro do Parlamento russo, exigiu no último domingo, 13, que os Estados Unidos devolvam o Alasca, vendido aos próprios norte-americanos em 1867. Ele também pede que Washington indenize a Rússia, em razão das retaliações impostas depois da invasão da Ucrânia.

Devemos pensar em reparações dos danos causados pelas sanções e pela própria guerra, porque isso também custa dinheiro”, afirmou Matveychev, em entrevista coletiva. “Queremos o retorno de todas as nossas propriedades — aquelas do império russo, da União Soviética e da Rússia atual, que foram apreendidas pelos EUA.

Na sequência, os jornalistas perguntaram se, entre as propriedades, estavam o Alasca e o Fort Ross, uma pequena região na Califórnia que pertencia aos russos e foi vendida aos norte-americanos em 1841. “Esse é o meu próximo ponto”, respondeu Matveychev. “Assim como a Antártida. Nós a descobrimos. Por isso, esse território nos pertence.

-Publicidade-

Mas o parlamentar não parou por aí. Ele também exige a devolução das medalhas que foram “tiradas” dos esportistas russos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021. “Devemos começar a expressar tudo isso, para que eles entendam o que está sobre a mesa”, concluiu.

Leia também: “Putin, a Mãe Rússia e o Ocidente”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

16 comentários Ver comentários

  1. “Só duas coisas posso afirmar que são infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas não estou bem seguro sobre o primeiro”.

    Albert Einstein, 1879 – 1955, Prêmio Nobel de Física de 1921.

  2. Imaginem se essa moda pega. Pais “X” invade pais “Z”, o invasor e punido com retaliações e depois exige indenização dos que o retaliaram.

  3. Se isto vira moda….. Imaginem o Brasil ter que devolver o Acre prá Bolívia. Eu só gostaria de saber de a Bolívia devolveria o cavalo envolvido na transação.

  4. Ele podia liderar uma tropa e invadir as áreas que ele diz ser da Rússia, assim como fizeram com a Ucrânia. Levando em conta o atual governo americano, pode ser que ele tenha sucesso.

  5. Diante disso e diante do passado russo, recente e antigo, os EUA que abram o olho. Reforcem as defesas desse Estado. O País criminoso quer cometer mais crimes.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.