Parlamento de Israel vota mudança no governo; Netanyahu pode sair

Coalizão formada por nacionalistas judeus e políticos árabes israelenses pode tirar atual primeiro-ministro do poder
-Publicidade-
Netanyahu é o atual primeiro-ministro de Israel
Netanyahu é o atual primeiro-ministro de Israel | Foto: Reprodução/Flickr

O Parlamento de Israel define neste domingo, 13, se o país encerrará 12 anos consecutivos de governança do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para dar início a um novo governo, formado por uma coalizão formada por nacionalistas judeus e políticos árabes israelenses.

O Knesset — nome em hebraico do Parlamento israelense — vota se aprova ou rejeita a aliança costurada por Yair Lapid, um dos principais opositores de Netanyahu. Em 2 de junho, ele conseguiu firmar união majoritária ao ganhar apoio do direitista Naftali Bennett, em coalizão vista como improvável.

Condições para a formação de um novo governo

-Publicidade-

Para que o novo governo seja efetivado, a maioria parlamentar tem de aprovar a coalizão encabeçada por Lapid. Caso isso ocorra, o nacionalista Naftali Bennett assumirá como premiê. Bennett é líder do partido Yamina, vencedor de sete assentos dos 120 para o parlamento na eleição de 2020. Ele exerceu o cargo dois anos, antes de ser sucedido por Yair Lapid, da legenda centrista Yesh Atid.

Se a aliança costurada por Lapid não for aprovada, Israel caminhará para o quinto processo eleitoral em pouco mais de dois anos.

Leia também: “O objetivo do Hamas é destruir Israel”, entrevista com o cientista político André Lajst publicada na Edição 64 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site