Pesquisadores franceses treinam cães para detectar covid-19

A equipe busca auxiliar os animais a reconhecerem odores particulares que possam ser emitidos por pacientes do coronavírus.
-Publicidade-

A equipe busca auxiliar os animais a reconhecerem odores particulares que possam ser emitidos por pacientes do coronavírus

Foto: PxHere

Veterinários e bombeiros de Ajaccio, na França, começaram a treinar os animais para detectar um eventual odor da covid-19, estimulados por experimentos de sucesso com outras doenças, como o câncer.

-Publicidade-

Se a experiência der certo, os cachorros franceses se tornarão verdadeiros agentes na luta contra o novo coronavírus.

A pesquisa, batizada de Nosais, é coordenada pela Escola Nacional Veterinária de Alfort, na região parisiense, a mais renomada do país. A equipe busca auxiliar os cães a reconhecerem odores particulares que possam ser emitidos por pacientes do coronavírus.

“Se conseguirmos validar essa experiência, o objetivo é viabilizar uma solução complementar aos testes que já existem”, explicou Aymeric Bernard, veterinário e consultor cinotécnico do Serviço de Incêndios e Socorros do Sul da Córsega.

Sete pastores belgas e uma cadela da raça local Cursinu participam dos treinamentos, de acordo com a Rádio França Internacional.

“Esses cães já são acostumados a procurar pessoas desaparecidas ou feridas em desastres como um desabamento”, disse Bernard. Um dos pastores, da polícia, é educado em odorologia e tem experiência em buscar determinados produtos.

“Os hospitais precisam de vários tipos de testes confiáveis. Hoje, o teste PCR tem uma confiabilidade de 70%. Precisamos, portanto, poder cruzar esse exame com outros testes”, explicou o diretor do hospital de Ajaccio, Jean-Luc Pesce, entusiasmado com a experiência.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.