Polícia prende 27 em protestos após prisão de ex-presidente da África do Sul

Manifestações mais violentas foram registradas em KwaZulu-Natal, a província de origem de Jacob Zuma
-Publicidade-
Manifestantes pró-Jacob Zuma protestaram violentamente contra prisão do ex-líder sul-africano
Manifestantes pró-Jacob Zuma protestaram violentamente contra prisão do ex-líder sul-africano | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pelo menos 27 pessoas foram presas após violentos protestos contra a prisão do ex-presidente da África do Sul Jacob Zuma. Como Oeste noticiou, ele se entregou e começou a cumprir sua pena de 15 meses de detenção. Zuma foi afastado do poder acusado de corrupção em larga escala dentro do Partido Nacional do Congresso Africano.

As manifestações mais violentas foram registradas em KwaZulu-Natal, a província de origem do ex-presidente. O porta-voz da polícia local, Jay Naicker, afirmou à agência Reuters que o contingente foi reforçado em todos os distritos da província, que estavam alerta máximo.

Leia mais: “Ex-presidente da África do Sul é preso por corrupção”

-Publicidade-

Alguns caminhões foram incendiados pelos manifestantes em uma rodovia que liga Durban a Johanesburgo. Também houve relatos de lojas saqueadas na região central de Durban.

Entenda o caso

Jacob Zuma tinha status de herói nacional por ter lutado contra a política de apartheid ao lado de Nelson Mandela. Mas, segundo o The New York Times, já era acusado de corrupção antes mesmo de ser eleito. Segundo o atual presidente, Cyril Ramaphosa, no mandato de Zuma “dezenas de bilhões de dólares” foram desviados dos cofres públicos. Além disso, seu governo deixou a economia estagnada e altos índices de desemprego.

Leia também: “Polícia do Haiti informa ter identificado 28 assassinos do presidente”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site