Por corte no petróleo, Trump ameaçou suspender ajuda militar aos sauditas

Os dois países possuem uma aliança estratégica há mais de 75 anos.
-Publicidade-
Donaldo Trump e o príncipe Salman. Foto: Shealah Craighead/Casa Branca
Donaldo Trump e o príncipe Salman. Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

Em conversa telefônica com o príncipe Salman, o presidente norte-americano disse que não poderia evitar o fim da ajuda militar sem o corte na produção

Donaldo Trump e o príncipe Salman| Foto: Shealah Craighead/Casa Branca
-Publicidade-

Em uma ligação telefônica no dia 2 de abril, Trump afirmou ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que caso a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não cortasse a produção, ele não ia fazer nada para evitar a aprovação de uma lei para a retirada de tropas norte-americanas do reino.

Os dois países possuem uma aliança estratégica há mais de 75 anos. Isso acabou contando como uma forma de pressionar o acordo histórico do corte na produção de petróleo, de acordo com a Agência Reuters.

A conversa entre Trump e o príncipe herdeiro aconteceu 10 dias antes do anúncio do corte na produção. Ao longo da conversa com o líder dos EUA, ele pediu para que todos os assessores saíssem da sala para que a conversa continuasse de forma privada.

Trump tomou esta atitude para proteger a indústria petrolífera dos Estados Unidos, que estava sendo duramente prejudicada pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus e a queda histórica do preço internacional do barril de petróleo.

Ao ser peguntado pela Reuters sobre o assunto, Trump afirmou: “Nós passamos por um tempo duro negociando um acordo. Eu conversei com ele (Salman) por telefone e nós conseguimos chegar a um acordo”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.