Governo de El Salvador põe militares nas ruas para conter onda de violência

De acordo com as autoridades, foram registrados 30 assassinatos em 48 horas
-Publicidade-
O governo informou que os militares ocupam áreas populosas da capital e da região metropolitana
O governo informou que os militares ocupam áreas populosas da capital e da região metropolitana | Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo de El Salvador pôs militares nas ruas nesta sexta-feira, 12, de maneira extraordinária, em uma medida apontada como resposta à mais recente onda de assassinatos no país.

“Colocamos a nossa Polícia Nacional Civil e nossas Forças Armadas para combater a alta de homicídios vista nas últimas 48 horas”, anunciou, em comunicado nas redes sociais, o presidente Nayib Bukele.

De acordo com o governo, foram registrados mais de 30 homicídios, entre a terça-feira 10 e a quarta-feira 11, muito acima da média de duas mortes diárias vistas ao longo do mandato de Bukele, no poder desde 2019.

-Publicidade-

“Os que criticam a medida não sabem quanto é difícil ir para o perigo, em plena madrugada, arriscando a vida para proteger os outros”, escreveu o presidente, prometendo ainda anunciar mais medidas nas próximas horas.

Em agosto, um artigo do jornal local El Faro informou que a queda nos números da violência desde a chegada de Bukele ao poder era fruto de um acordo entre o governo e líderes de gangues.

O presidente chamou a história de farsa, mas analistas e opositores dizem que o crescimento no número de homicídios pode ser sinal de que a trégua foi desfeita.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.