O presidente de Israel, Isaac Herzog, chegou no domingo 30 aos Emirados Árabes Unidos. Essa é uma visita inédita que marca uma nova fase na aproximação de Israel com o país árabe do Golfo desde a normalização de suas relações em 2020.
Convidado pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi e líder do país, Mohammed bin Zayed, Herzog chegou à capital dos Emirados para uma visita de dois dias.
Herzog foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Abdullah bin Zayed al Nahyan, com quem teve imediatamente uma “reunião de trabalho”, segundo um comunicado do gabinete do presidente israelense, divulgado no domingo 30 pela agência de notícias France Presse.
O presidente israelense também vai se encontrar com outras autoridades dos Emirados e representantes da comunidade judaica local.
Nesta segunda-feira, 31, Herzog viaja a Dubai — outro emirado da federação —, onde se encontra com o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, chefe de Governo e ministro da Defesa.
Esta “visita histórica vai melhorar as relações bilaterais entre os dois países, com o objetivo de firmar acordos comerciais importantes no futuro próximo”, publicou nas redes sociais no sábado 29 o embaixador dos Emirados em Israel, Mohamed al Khaja.
Relações com Israel
Em setembro de 2020, os Emirados e o Bahrein se tornaram os primeiros países árabes do Golfo a normalizar publicamente suas relações com Israel, sob impulso do então presidente americano Donald Trump.
A visita do presidente é a segunda de um alto dirigente israelense após a realizada em dezembro pelo primeiro-ministro, Nafatali Bennett, que se reuniu com Mohammed bin Zayed para “aprofundar a cooperação em todos os campos”.
Os dois conversaram sobre o programa nuclear iraniano, uma preocupação que Israel compartilha com as monarquias árabes do Golfo.
‘Satisfeito’
Herzog, cuja função em Israel é sobretudo protocolar, se declarou “satisfeito com o acolhimento” para esta “primeira visita de um presidente israelense aos Emirados”.
Antes de partir de Israel, Herzog afirmou que se tratava de uma visita “histórica” que envia “uma mensagem de paz para toda a região”, segundo o seu gabinete.
Um grande viva a Israel , a única democracia do Oriente Médio ! Eu tive o prazer de conhecer e admiro o país e seu povo !
Deus proteja Canaã da investida do mal.
Salve, salve !
Israel,
Deus conosco.
A ELE,
todo louvor,
e glória.
Amém !