Revista Oeste - Eleições 2022

Província do Canadá descriminaliza posse de cocaína

Adultos vão poder portar um total de 2,5 gramas de drogas em Colúmbia Britânica sem risco de prisão
-Publicidade-
Columbia Britânica adota medida controversa para combater número de overdoses
Columbia Britânica adota medida controversa para combater número de overdoses | Foto: ElasticComputeFarm/Pixabay

Autoridades da Província de Colúmbia Britânica, na Costa Oeste do Canadá, anunciaram que vão descriminalizar a posse de cocaína em pequenas quantidades. A medida tem caráter provisório e vai valer inicialmente por três anos.

O governo local pediu a isenção do código penal nacional depois que overdoses tiraram mais de 2 mil vidas de cidadãos de Colúmbia Britânica no ano passado.

Segundo as autoridades da região, os adultos vão poder portar um total de 2,5 gramas de drogas como cocaína, opioides, metanfetamina e MDMA (ecstasy).

-Publicidade-

Embora essas substâncias permaneçam ilegais, os adultos flagrados com posse para uso pessoal nessa quantidade não vão ser presos ​​nem terão suas drogas apreendidas. Em vez disso, as forças policiais pretendem oferecer informações sobre serviços sociais e de saúde disponíveis.

A ministra canadense para Saúde Mental e Vícios, Carolyn Bennett, disse na terça-feira 31 que “por muitos anos a oposição ideológica à redução de danos custou vidas”. “Estamos fazendo isso para salvar vidas, mas também para dar às pessoas que usam drogas sua dignidade e escolhas”, afirmou.

Já o prefeito de Vancouver, Kennedy Stewart, disse que a decisão “marca um repensar fundamental da política de drogas que favorece a saúde em vez de algemas”.

O programa vai ser executado a partir de 31 de janeiro de 2023. Existem algumas exceções à política, que não se aplica em escolas primárias e secundárias, aeroportos ou envolvendo membros das Forças Armadas do Canadá.

A Província de Colúmbia Britânica tem como capital a cidade de Vitória. No entanto, a cidade mais conhecida da região é Vancouver, próxima à fronteira com os Estados Unidos, com cerca de 675 mil habitantes.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.