Reino Unido mira ‘namorada’ de Vladimir Putin

Ex-ginasta olímpica, Alina Kabaeva se tornou alvo de sanções de Londres

-Publicidade-
Alina Kabaeva é ginasta olímpica aposentada
Alina Kabaeva é ginasta olímpica aposentada | Foto: Reprodução/Flickr

O Reino Unido impôs sanções à ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva, que os países ocidentais acreditam ser a namorada do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A medida visa a aumentar as pressões políticas sobre o ex-agente da KGB, numa tentativa de fazê-lo parar de ordenar ataques contra a Ucrânia.

Inicialmente, as sanções foram aplicadas aos oligarcas russos. Mas os líderes ocidentais passaram a focalizar em indivíduos pessoalmente próximos a Putin. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido também retaliou a ex-mulher do líder russo, Lyudmila Ocheretnaya, e a avó de Kabaeva.

O primeiro-ministro da ilha, Boris Johnson, pressionou os aliados ocidentais a adotarem uma postura rígida com o Kremlin. Faz sentido. Nos últimos meses, Londres anunciou mudanças em sua legislação, para facilitar o congelamento de ativos de oligarcas russos.

-Publicidade-

O Kremlin nega a existência de um relacionamento romântico entre Putin e Kabaeva. Há 14 anos, o presidente russo disse o seguinte aos tabloides ingleses: “Sempre desgostei daqueles que, com seus narizes ranhosos e fantasias eróticas, invadem os assuntos privados de outras pessoas”.

Segundo o Reino Unido, os registros oficiais russos mostram que Putin é proprietário de poucos ativos valiosos. A lista inclui um pequeno apartamento em São Petersburgo; dois carros da era soviética, fabricados na década de 1950; e uma pequena garagem. A riqueza de fato estaria espalhada em uma rede de amigos íntimos e parceiros de negócios.

“Na realidade, Putin confia em sua rede de familiares, amigos de infância e integrantes da elite econômica, que se beneficiaram de seu governo”, avalia o Reino Unido. “Sua recompensa é a influência sobre os assuntos do Estado.”

Leia mais: “Sanções impostas pelo Ocidente atrapalharam a indústria petrolífera russa, admite Putin”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. Há muita coisa mal explicada nessa “guerra”. A começar pelas imagens. NADA q a “mirdia” divulgue é confiável. Tb houve manchetes de “milhares de brasileiros mortos caidos pelas ruas” vitimas do “virus letal”. Teremos de aguardar q os fatos falem por si mesmos.

  2. Não duvido que esse maluco de cabelo atrapalhado mande prender quem ele achar que deve prender. Talvez esses caras tipo esse inglês maluco, Biden, Trudeay ou Macron tenham mais rancor e ódio do que Hitler. Isso é perigoso. O Brasil já está em golpe de Estado feito pelo Judiciário. Mandam prender sem processo e soltar sem processo. É um regime de exceção. Não está diferente de outros países.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.