Ministra defendeu perante comitê da Câmara dos Comuns que “menores de 18 anos estejam protegidos de decisões que possam tomar e sejam irreversíveis no futuro”

A ministra para Mulheres e Igualdade do Reino Unido, Liz Truss, afirmou que pretende proibir que menores de 18 anos possam se submeter a cirurgias de mudança de sexo ou qualquer outro método permanente para esse fim.
Ela declarou essa intenção no Comitê Selecionado de Mulheres e Igualdade da Câmara dos Comuns e diz que está comprometida com o tema para que “menores de 18 anos estejam protegidos de decisões que possam tomar e sejam irreversíveis no futuro”, conforme informou o portal de notícias digital ACI.
Liz garantiu que não está em questão a realização da cirurgia em adultos, que são livres para definir o procedimento que desejarem em seu corpo. “É muito importante que, enquanto as pessoas ainda estejam desenvolvendo sua capacidade de tomar decisões, nós as protejamos de tomar decisões irreversíveis”, afirmou a ministra.
Organizações de defesa dos transexuais do Reino Unido criticaram o posicionamento da ministra. Para a Mermaids, grupo de defesa de menores transexuais, “os jovens transgêneros devem ter o mesmo direito de tomar decisões pessoais importantes que as pessoas que não são trans”.
O governo vai abrir uma consulta pública para discutir o assunto, informa o canal Sky News.