Resumo sobre a história de Taiwan — e o que deve ocorrer logo mais

Com soberania reconhecida de forma parcial, país está no alvo da China
-Publicidade-
Bandeira de Taiwan
Bandeira de Taiwan | Foto: Reprodução/Internet

“No século 17, Taiwan foi ocupada por 40 anos pelos holandeses. Chegou a ter 20 anos de independência. (Não funcionou.) Em 1662, os chineses chegaram e dominaram a ilha por dois séculos. Em 1894, os japoneses expulsaram os chineses. Com o fim da 2ª Guerra, e os japoneses derrotados, Taiwan foi anexada à China pelas próprias forças aliadas, que esperavam que o país fosse governado pelo partido nacionalista, o Kuomintang, de Chiang Kai-shek. Seguiu-se uma guerra civil e, em 1949, a China foi dominada pelos comunistas de Mao Tsé-tung. Os nacionalistas de Chiang Kai-shek se refugiaram em Taiwan. Formaram-se dois países, a República Popular da China (de Mao) e a República da China, sob o governo do Kuomintang.”

Esse é um breve resumo do que já ocorreu com Taiwan — também conhecida como ilha de Formosa — ao longo do tempo. A apresentação é feita pelo jornalista Dagomir Marquezi. Em artigo publicado na atual edição da Revista Oeste, ele vai além de divulgar informações sobre o passado do pequeno país asiático. Com base em dados oficiais e observações de analistas internacionais, aponta-se que o território está na mira de um dos Estados que já o comandou. Os detalhes são apresentados pelo colunista no texto “Quando a China vai ocupar Taiwan?”. O conteúdo está disponível aos assinantes da Revista Oeste. Para fazer parte da comunidade de leitores da startup de jornalismo on-line em defesa do liberalismo econômico e das liberdades, basta clicar aqui.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.