Roberto Azevêdo anuncia que vai deixar o comando da OMC

"Em agosto, completarei sete anos como diretor-geral da OMC. E decidi que deixarei o cargo em 31 de agosto, encerrando meu segundo mandato exatamente um ano antes do previsto", disse Roberto Azevêdo.
-Publicidade-
O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo | Foto: Divulgação OMC
O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo | Foto: Divulgação OMC | O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo

Brasileiro informou que a decisão é de caráter pessoal e que “serve os melhores interesses desta Organização”

O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo
O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo | Foto: Divulgação OMC

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azêvedo, conforme o esperado, anunciou nesta quinta-feira, 14, que deixará o comando do organismo multilateral no dia 31 de agosto.

-Publicidade-

Com 62 anos, Azevêdo assumiu o comando da OMC em 2013 e atualmente está em seu segundo mandato, que duraria até 31 de agosto do próximo ano.

“Em agosto, completarei sete anos como diretor-geral da OMC. E decidi que deixarei o cargo em 31 de agosto, encerrando meu segundo mandato exatamente um ano antes do previsto”, informou o brasileiro em comunicado, de acordo com o G1.

O órgão vive um momento difícil, e está longe de alcançar o seu objetivo de organizar o comércio global e mediar disputas entre os países. O Conselho de Apelação, órgão responsável pela mediação de conflitos, está paralisado desde dezembro, quando os EUA barraram a indicação de novos juízes.

Azevêdo, no entanto, afirmou que está saindo por motivos pessoais: “Entre o isolamento e minha recente cirurgia no joelho, tive mais tempo do que o habitual para refletir. E cheguei a essa decisão somente após longas discussões com minha família – minha esposa aqui em Genebra, minhas filhas e minha mãe em Brasília. É uma decisão pessoal – uma decisão familiar – e estou convencido de que esta decisão serve os melhores interesses desta Organização”.

 

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.