Rússia avalia deixar estação espacial internacional e criar módulo próprio

Segundo o Kremlin, neste ano, o país vai enviar a primeira missão à Lua desde o fim da União Soviética
-Publicidade-
Estação Espacial Internacional | Foto: NASA Imagery/Pixabay
Estação Espacial Internacional | Foto: NASA Imagery/Pixabay

A Rússia fará uma inspeção técnica na Estação Espacial Internacional e, em breve, tomará uma decisão final se vai deixar, a partir de 2025, o projeto mantido em parceria com outros países. O governo de Vladimir Putin planeja construir sua própria estação para orbitar a terra.

De acordo com o vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov, o prazo de funcionamento da estação expirou e sua condição deixa muito a desejar. “Ultimamente, as denúncias de avarias técnicas têm vindo com mais frequência. Para evitar riscos em caso de acidentes, é necessário fazer uma vistoria técnica na estação. Depois disso, deve-se tomar uma decisão”, pontuou em entrevista ao canal TV Rossiya-1.

-Publicidade-

Leia mais: “França impõe quarentena obrigatória para viajantes do Brasil”

Borisov afirmou que os parceiros estrangeiros “devem ser notificados de forma justa” sobre a retirada da Rússia da estação espacial a partir de 2025. Desde o início, planejava-se utilizar a Estação Espacial Internacional até 2015, mas depois o prazo de serviço foi prorrogado duas vezes: até 2020 e até 2024.

Segundo o Kremlin, neste ano, a Rússia vai enviar a primeira missão à Lua desde o fim da União Soviética. Além disso, em 2022 a Rússia, junto com a agência espacial europeia, planeja realizar a segunda missão conjunta a Marte.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site