Rússia: maiores empresas de navegação do mundo suspendem embarques

Companhias citaram os ataques do país à Ucrânia e as sanções econômicas da União Europeia
-Publicidade-
Sanções da União Europeia começaram a fazer efeito
Sanções da União Europeia começaram a fazer efeito | Foto: Claudio Neves/Fotos Públicas

As maiores empresas de navegação do mundo, Maersk e MSC Cargo, anunciaram nesta terça-feira, 1°, a suspensão de todos os embarques de cargas para a Rússia em virtude dos ataques do país contra a Ucrânia.

A dinamarquesa Maersk informou que a paralisação abrange o Báltico, o Mar Negro e o  extremo oriente da Rússia. A empresa resolverá diretamente com os clientes cujas cargas relacionadas à Rússia já estejam em trânsito.

“As novas reservas da Maersk no setor marítimo e terrestre com destino e procedentes da Rússia serão suspensas temporariamente, com exceção dos envios de alimentos, produtos médicos e humanitários”, comunicou o grupo.

-Publicidade-

O posicionamento foi parecido com o da suíça MSC Cargo. Com sede em Genebra, a empresa enviou um e-mail para clientes notificando a respeito da suspensão das atividades em virtude das sanções da União Europeia.

A medida das duas maiores empresas de navegação do mundo segue decisões semelhantes de gigantes do setor, como o Ocean Network Express, com sede em Singapura, e o Hapag Lloyd.

Diversas empresas internacionais também anunciaram a decisão de deixar o país e de interromper investimentos, após a invasão da Ucrânia por Moscou, incluindo os gigantes do petróleo Shell e BP, que atuam no país há décadas.

Leia também: “A fraqueza ocidental”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 101 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Boa. Tem que suspender mesmo os transporte para este País até que o seu Presidente cesse os ataques à Ucrânia. Medida acertada destas duas gigantes do setor. Meu reconhecimento a esta decisão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.