Rússia: oposição reclama de fraude em eleições legislativas

Resultados oficiais mostram que partido de Putin foi o mais votado no pleito
-Publicidade-
O presidente russo, Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin | Foto: Divulgação/Kremlin

Dados divulgados nesta segunda-feira, 20, mostram que o partido Rússia Unida, do presidente Putin, foi o primeiro colocado nas eleições legislativas. A oposição, contudo, afirma que o resultado é fraudulento.

Na capital do país, Moscou, reduto dos críticos do Kremlin, os resultados dos votos on-line não haviam sido anunciados mais de 12 horas depois do pleito encerrado.

“São as eleições da fraude eletrônica”, afirmou no Twitter Ivan Jdanov, um colaborador de Alexei Navalny, líder oposicionista que está no exílio. Leonid Volkov, que também é ligado a Navalny, relata uma “mudança completa” nos resultados em Moscou e São Petersburgo. Ele afirma que o nível de fraudes é maior que na disputa de 2011, que provocaram uma grande onda de protestos no país.

-Publicidade-

A ONG Golos, fundada para defender eleições livres na Rússia e vista pelo governo com um “agente estrangeiro”, recebeu mais de 4.950 denúncias de possíveis irregularidades eleitorais e considerou uma “evidência” a queda do “nível transparência e de clareza do sistema eleitoral”.

A presidente Comissão Eleitoral, Ela Pamfilova, rebateu as acusações e elogiou a “transparência” do processo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Com certeza barrozinho bateu os pezinhos no chão, e glamourosamente rebateu as afirmações de fraude, lá como ca o sistema é seguro.

  2. Como o Barrosinho foi para lá, com intuito de bisbilhotar as eleições russas, com certeza vai voltar com o lero-lero de que as urnas auditáveis russas não impedem fraudes, etc…etc… Estou aguardando seu retorno.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.