Seca, calor e incêndios assolam parte da Europa

Portugal, França e Espanha são os países mais afetados

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Portugal já precisou auxílio emergencial da UE para apagar incêndios
Portugal já precisou auxílio emergencial da UE para apagar incêndios | Foto: Reprodução/Agência RTP

Uma onda de calor, com registro de temperaturas superiores a 40 graus em diversas cidades, está causando desconforto e danos na Europa, principalmente em Portugal, Espanha e França, onde o verão começou intenso, com poucas chuvas, e os incêndios florestais têm sido comuns.

-Publicidade-

O jornal Le Figaro, de Paris, informa que os bombeiros tentam nesta quinta-feira, 14, controlar dois incêndios florestais que tiveram início na terça e já destruíram mais de 4,2 mil hectares de mata. Em La Teste-de-Buch, na região de Gironde, no sudoeste da França, 2 mil hectares já viraram cinzas e cerca de 4 mil pessoas devem ser evacuadas para ficar longe da fumaça.

Os incêndios se concentram principalmente no sul e oeste do País, onde não há previsão de chuva para os próximos dias e os ventos, acima de 40 Km/h, ajudam a espalhar as chamas.

Na Espanha, um grande incêndio que começou na segunda-feira, 11, já destruiu mais de 4 mil hectares de florestas na região de Las Hurdes, no oeste do País, entre as províncias de Cáceres e Salamanca. Bombeiros têm trabalhado na região de maneira constante, informou o Ministério da Agricultura.

A Agencia Estatal de Metereología (Aemet) da Espanha registrou nos últimos dias temperaturas superiores a 40 graus em várias cidades, incluindo Madrid. Segundo o jornal El Mundo, praticamente todas as províncias estão em alerta laranja por causa do calor sufocante.

Em Portugal, com mais de 200 focos de incêndio nos últimos dias e temperaturas acima de 40 graus, o governo prorrogou um decreto de situação e contingência até domingo 17, conforme anunciou a agência pública de notícias de Portugal, a RTP. Grandes incêndios em Palmela e Faro, que começaram no início da semana, estão praticamente controlados, segundo os bombeiros.

Na semana passada, o governo português já havia solicitado ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil auxílio aéreo de emergência para combater os incêndios. Dois aviões espanhóis foram cedidos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. O pior de tudo é que, quando iniciar o inverno daqui a uns 5 meses, passa bem rápido, não vão achar nem um graveto para fazer uma fogueira, agora são só cinzas, tudo acabado e nada mais… kkkkkk.

  2. Greta, Dicaprio, Macron e a esquerda devem estar todos ocupados apagando o incêndio. Lá esta mais perto deles e, como pessoas preocupadas não ficam só nas críticas, colocam a mão na massa, ou no balde!!!

  3. Greta, Dicaprio, Macron e a esquerdalha, todos de bico fechado?
    Será que é culpa de Bolsonaro?
    O Saltitante não vai questionar o stf solicitando que algum ministro de 5 dias para que o governo dê explicações?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.