Sonda espacial chinesa encontra água na Lua pela 1ª vez na história

Resultados da descoberta foram publicados na revista científica Science Advances, na sexta-feira 7
-Publicidade-
Sonda chinesa encontra água na Lua pela primeira vez
Sonda chinesa encontra água na Lua pela primeira vez | Foto: Divulgação/ Agência Espacial da China

A sonda espacial chinesa Chang’E-5 encontrou água na superfície da Lua pela primeira vez na história. O módulo lunar está presente no satélite natural da Terra desde o início de dezembro de 2021. Os resultados da descoberta foram publicados na revista científica Science Advances, na sexta-feira 7.

De acordo com a CGTN, emissora estatal da China, a espaçonave pousou em um depósito “jovem” de rochas vulcânicas originárias dos mares lunares e extraiu 1,7 mil gramas de amostra. O espectrômetro (instrumento usado para medir as propriedades da luz) de minerais da Lua achou 120 ppm (partes por milhão) de água na amostragem. O processo de extração ainda indicou a existência de 180 ppm de água em uma rocha próxima ao local da descoberta.

A equipe de pesquisa liderada pelos professores Lin Yangting e Lin Honglei, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, concluiu que o baixo teor do composto de fragmentos de rocha e solo sugere uma eliminação de gás do reservatório basáltico (rocha vulcânica) abaixo do local de pouso da espaçonave.

-Publicidade-

Presença de água na Lua

A Nasa já detectara sinais de hidratação na superfície lunar no final dos anos 2000, mas a existência da molécula da água (H2O) foi feita somente em outubro de 2020. Contudo, a descoberta não foi registrada diretamente na Lua, como a sonda Chang’E-5 fez, mas a bordo do avião que abriga o Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da Nasa.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.