Controlado pelo regime chavista, o “STF” da Venezuela confirmou a inabilitação política de María Corina Machado, líder da oposição ao ditador Nicolás Maduro.
Na sexta-feira 26, o tribunal negou um recurso de María Corina contra o entendimento da Controladoria de Justiça, segundo o qual a ex-deputada não poderia concorrer à disputa presidencial, por supostas “irregularidades administrativas”, entre 2011 e 2014.
“O regime decidiu acabar com o Acordo de Barbados”, reagiu ela. “O que não está acabando é a nossa luta pela conquista da democracia através de eleições livres e justas. Maduro e o seu sistema criminoso escolheram o pior caminho para eles: eleições fraudulentas.”
Em junho do ano passado, o órgão determinou 15 anos de inelegibilidade para a ex-parlamentar e outros oposicionistas, entre eles, Henrique Capriles. De todos os candidatos contrários a Maduro, María Corina é a que lidera as intenções de voto.
Inelegibilidade de María Corina
A inabilitação da líder da oposição está oficialmente ligada a “irregularidades administrativas” quando ela era deputada, entre 2011 e 2014.
Uma das principais articuladoras das manifestações contra Maduro, há dez anos, ela teve seu mandato cassado no mês seguinte pela Assembleia Nacional da Venezuela, comandada na época pelo chavista Diosdado Cabello, número dois do regime.
Depois, em 2015, foi inabilitada politicamente e proibida de deixar o país. Em princípio, a inabilitação era válida por um ano, porém, foi ampliada.
Em outubro do ano passado, a líder venceu as primárias e se tornou a candidata da oposição contra a ditadura.
Leia também: “‘O Brasil não pode desistir de lutar pelas liberdades'”, entrevista com María Corina Machado publicado na Edição 172 da Revista Oeste
Aqui está indo pro mesmo caminho da ditadura , perseguição, um judiciário podre …
O Povo tem que aceitar e entender que o resgate do pais esta nas suas maos. Sem luta nao irao resgatar a Venezuela, que deixem de ter medo e sigam para o tudo ou nada.
Esses são os “democratas”.
Os covardes destruiram a economia venezuelana, se locupletaram e seguem se locupletando em meio a miseria que se instalou no pais. Destruiram a maior petroleira da America Latina. Donos da maior reserva comprovada de petroleo do mundo, optaram por viver de recursos do apoio ao narco trafico. Fizeram com que 1/4 da populaçao saisse do pais por absoluta falta de condicoes e agora atiram desesperadamente contra qualquer um (Maria Corina é disparado a melhor opcao e reconhecidamente absolutamente capaz de vencer ao cabeça de frango) que ameace a queda do nefasto regime.
Sabem que se perdem ao poder vao todos para o fundo de um calabouço por todos os crimes e destruiçao do pais nos ultimos 20 anos.
Ao contrario do que pensam alguns, nosso stf aprendeu com o deles. Os crapulas de la estao de bracos dados com a ditadura desde o inicio do seculo.
Se nao nos cuidarmos vamos seguir os mesmos passos de nosso vizinho.
Isso me lembra de um dado país que trilha o mesmo esquema.
Suprema Teibunal do Maduro. Alguém está surpreso com a decisão ?
Aqui temos o Supremo Tribunal Petista, que derrotou o Bolsonarismo e colocou um condenado de volta na Presidência
E o “MÉTODO DANIEL ORTEGA”. A nova “democracia iluminista” já está aplicando este método aqui no Brasil e vai aplicar em outros países também – até nos Estados Unidos. A democracia acabou e a liberdade do cidadão foi para o brejo.
Venezuela e seu STF….parece que o nosso quer ir pelo mesmo caminho. E tem ministros que ousam se chamar de defensores da democracia a todo instante. Igualzinho o presidente….gente falsa.
Alguém duvida ter sido em vão a vinda do maduro e sua quadrilha ao Brasil? Claro que não vieram aprender com o stf, tse daqui como livrar da cadeia um ladrão condenado, como o eleger sem voto, como perseguir calar e prender opositores, como ser membro de uma instituição que custa mais aos contribuintes mais que todas as cortes supremas juntas do continente Europeu, o bosta do maduro saiu daqui bacharel em picaretagem e agora está pondo em prática tudo que aprendeu.
Lá, como cá…
Ou cá como lá…
Maduro nunca deixará o poder por vias normais…esqueçam…a história mostra q somente pela força ditadores saem do poder…infelizmente pessoas morrem para isso acontecer…e muitas vezes assume outro tirano no lugar do antigo…rezemos pelos venezuelanos e para q não cheguemos a isso tbem no Brasil
Qualquer coincidência é mera semelhança.
Juuuuusto.
Aparentemente o STF da Venezuela está cheio de ministros corruptos, que são comprados pelo ditador da Venezuela, para tomarem a decisão que o ditador Maduro quiser. Mas isto é lá na Venezuela !
É lá e aqui.
E não se iludam, aqui ninguém enfrentará o diabo. O sistema está dominando tudo. Não adianta Bolsonaro, Tarcísio, Zema, vai disputar quem eles quiserem.
Qualquer semelhança não é mera coincidência,estamos assistindo isso no Brasil, Bolsonaro impedido por reunião com embaixadores,Jordy e Ramagem,andidatos de duas grandes cidades investigados.Já estamos em uma ditadura.
Que vergonha, o Brasil imitando a Venezuela! Difícil de acreditar!
E com aval dos militares!
Sou da velha guarda, e desde terra idade, a politica estar nas minhas veias, a esquerda sempre se fez presente no governo do nosso País, por onde passa deixa terras arrasadas, no RJ Leonel Brizola destruiu a cidade economicamente, obrigando sem opção se retirarem da cidade dezenas de empresas geradores de emprego, e seus prédios desocupados deu lugar a favelas, e o grande ato foi expulsar a corrida de formula 1 da cidade.. Enfim! em qual estados ela deixou progresso? Vamos procurar este progresso no palheiro. A Venezuela faz parte deste grupo de gafanhoto numa plantação de alimentos, comem tudo e depois voam para outras, e assim o ciclo de destruição recomeça, assim é a Ditatura e o socialismo
Juuuuusto.