Talibã culpa EUA por caos no aeroporto de Cabul: ‘Fracassaram’

Amir Khan Mutaqi disse neste domingo que 'reina a paz e a ordem em todo o país'
-Publicidade-
Tumultos vêm marcando a evacuação do Afeganistão depois de o Talibã assumir o poder no país
Tumultos vêm marcando a evacuação do Afeganistão depois de o Talibã assumir o poder no país | Foto: Reprodução/redes sociais

Com mais de 20 mortes registradas em uma semana nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, durante as operações de evacuação do país depois da retomada do poder pelo Talibã — sete confirmadas apenas no sábado 21 —, o caos tomou conta da cidade. Um dos líderes da milícia terrorista, Amir Khan Mutaqi, responsabilizou os Estados Unidos pela tragédia.

“Com todo o seu poder e todos os seus meios, os Estados Unidos fracassaram em impor ordem no aeroporto”, disse Mutaqi neste domingo, 22. Ainda segundo o dirigente talibã, “reina a paz e a ordem em todo o país, mas há caos somente no aeroporto de Cabul. “Isso deve acabar o mais rápido possível”, afirmou.

Leia mais: “Sete morrem nos arredores do aeroporto de Cabul em meio ao caos por evacuação”

-Publicidade-

Mais cedo, como noticiou Oeste, o Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que pelo menos mais sete pessoas morreram ontem nas imediações do aeroporto. Elas teriam sido pisoteadas e esmagadas contra os portões.

Leia também: “Jornalista da CNN que teve de usar véu em transmissão deixa o Afeganistão”

Na sexta-feira, 20, em pronunciamento à nação, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que não poderia garantir o resultado da saída dos norte-americanos do Afeganistão. “Não se enganem; a missão de evacuação é perigosa, envolve riscos para as nossas Forças Armadas. As circunstâncias são difíceis”, alertou o democrata. “Não posso prometer qual será o resultado final; mas, como comandante-chefe, posso garantir que vou mobilizar todos os recursos necessários.”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro