Telescópio James Webb capta atmosfera inédita em exoplaneta

O WASP-39 b, como o astro é conhecido, tem átomos, moléculas, química ativa e nuvens singulares
-Publicidade-
Imagem ilustrativa do James Webb visto do espaço
Imagem ilustrativa do James Webb visto do espaço | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) informou, na terça-feira 22, que o telescópio James Webb captou uma atmosfera inédita no exoplaneta WASP-39 b. Segundo os cientistas, a atmosfera do astro é formada por átomos, moléculas, química ativa e nuvens singulares.

Para ter uma ideia, a agência espacial detectou dióxido de enxofre (SO2) no exoplaneta. Essa molécula é produzida a partir de reações químicas desencadeadas pela luz de alta energia da estrela-mãe do planeta. O composto também pode ser encontrado na camada de ozônio da atmosfera superior da Terra. O telescópio ainda conseguiu identificar outras moléculas na atmosfera do WASP-39 b; entre elas, sódio (Na), potássio (K) e vapor de água (H2O).

-Publicidade-

Apelidado de “Saturno quente”, o exoplaneta é maciço como Saturno e grande como Júpiter. Acredita-se que o WASP-39 b não seja habitável, visto que apresenta temperaturas estimadas em 870 graus Celsius e uma atmosfera composta em grande parte por hidrogênio. Ele está localizado a 700 anos-luz de distância da Terra.

A descoberta só foi possível porque os instrumentos do James Webb conseguem ver o mundo em infravermelho, para além do que os olhos humanos podem conferir. O aparelho capta impressões digitais químicas que não podem ser detectadas na luz visível, o que possibilitou a identificação do dióxido de carbono.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Há vida em abundância pelo cosmo. Tanto encarnada na densidade da matéria como fora dela nos planos espirituais. Quem pensa que só há vida na terra está redondamente enganado. A vida acontece em todos os setores do cosmo. O próprio criador se faz muitos e vive através de tudo e todos. Este é o grande segredo. Existe verdadeiramente uma unidade que aparentemente está dividida para viver infinitas experiências e sensações e isso se chama: Vida. Nós participamos desta vida una trazendo nossas experiências individuais para engrandecer esta unidade. Tornando-a mais rica e comum a todos.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.