The Economist contra a “esquerda autoritária”

Revista britânica toma posição contra a cultura do cancelamento e a censura de uma esquerda cada vez mais elitista e agressiva
-Publicidade-
Foto: reprodução The Economist
Foto: reprodução The Economist

A revista britânica The Economist, ao contrário de outros representantes da “grande imprensa”, aparentemente descobriu que as forças de esquerda podem ser muito perigosas. A matéria de capa de sua última edição tem como chamada The treat from the illiberal left. Em tradução livre, “a ameaça da esquerda autoritária”.

Leia mais: “A ditadura do capitalismo lacrador

A Economist diz que nos últimos 250 anos “o liberalismo clássico ajudou a trazer progresso sem paralelo”. Mas que agora está passando por um teste difícil. Como não podia deixar, garante que o maior perigo nos EUA parte da “direita trumpiana”. Mas reconhece o perigo de uma esquerda autoritária que é elitista, “sente horror à insegurança e é obcecada com a visão estreita de trazer justiça para grupos identitários oprimidos”. Os liberais clássicos, segundo a revista, acham que o progresso deve ser espontâneo, com crescimento a partir de baixo e sem autoritarismo”.

-Publicidade-
cancelamento - stalinismo - bruno garschagen
Foto: Reprodução

Já a esquerda considera que o direito de palavra dos “privilegiados e reacionários” deve ser calado através de um sistema de “vitimismo de casta”. Quem não concorda com eles devem ser punidos com cancelamentos e cortes financeiros. A Economist lembra a frase do economista Milton Friedman, segundo a qual “a sociedade que coloca a igualdade acima da liberdade vai acabar sem nenhuma das duas”.

Leia mais: “O ‘cancelamento’ da iniciativa privada

“Só liberais apreciam a diversidade em toda as suas formas e como fazer dela uma força”, conclui The Economist. “Liberais clássicos devem redescobrir seu espírito de luta. Devem combater os brigões e canceladores. O liberalismo ainda é o melhor motor para o progresso igualitário. Liberais devem ter a coragem de dizer isso”.

 

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro