The Times: ‘Ebrahim Raisi, presidente do Irã, assistia aos oponentes sendo torturados’

Ele fazia parte das “comissões da morte” chefiadas pelo aiatolá Khomeyni em 1988, que mataram pelo menos 5 mil prisioneiros
-Publicidade-
O novo presidente  do Irã, Ebrahim Raisi | Foto: Reprodução/Agência Irna
O novo presidente do Irã, Ebrahim Raisi | Foto: Reprodução/Agência Irna

O jornal The Times, de Londres, entrevistou ex-prisioneiros políticos iranianos que testemunharam a ação de Ebrahim Raisi, eleito o próximo presidente do país, quando ele era um jovem promotor nos anos 1980. Segundo as testemunhas, Raisi coordenou “surras, apedrejamentos e estupros e execuções e, morte de prisioneiros por enforcamento ou os atirando de precipícios”. Ele fazia parte das “comissões da morte” chefiadas pelo aiatolá Khomeyni em 1988, que mataram pelo menos 5 mil prisioneiros. Raisi já foi citado como possível réu por crimes contra a humanidade.

“Novo presidente do Irã rejeita encontro com Joe Biden” 

Uma das testemunhas, Farideh Goudarzi, contou que foi aprisionada por seis anos, chicoteada com cabos elétricos na semana final da gravidez e forçada a ter o filho na prisão. Ibrahim Raisi tinha apenas 23 na época. Na sua primeira coletiva como presidente eleito ele declarou que tudo o que fez foi “na direção de defender os direitos humanos”.

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site