O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, realizou nesta quarta-feira, 21, seu primeiro comício ao ar livre desde o atentado que sofreu em junho.
O evento ocorreu na cidade de Asheboro, na Carolina do Norte, e teve segurança reforçada. Desta vez, Trump discursou protegido por um painel de vidro à prova de balas.
Durante o discurso, porém, o candidato deixou a área protegida por alguns minutos para abraçar uma mulher na plateia que não se sentia bem.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O comício abordou, principalmente, questõs de segurança nacional. Trump alega que os Estados Unidos eram mais fortes sob seu comando e que conflitos, como a guerra na Ucrânia, não ocorreriam se ele fosse presidente.
“Minha atitude nos manteve fora de guerras”, afirmou. “Eu parei guerras com telefonemas.”
Trump também acusou o presidente norte-americano Joe Biden e a vice, Kamala Harris, de conduzirem o país “ao precipício da Terceira Guerra Mundial”. Ele afirmou que, se eleito, vai trazer a paz de volta ao mundo.
Leia também: “Obama zomba de Trump em Convenção Democrata: ‘Um bilionário de 78 anos'”
Entre as promessas do republicano, está a construção de um sistema Domo de Ferro nos Estados Unidos para interceptação de mísseis, similar ao de Israel.
“Ajudamos Israel e outros países, [o ex-presidente] Ronald Reagan queria isso havia muitos anos”, disse. “Ele estava certo, mas na época não tínhamos a tecnologia. Hoje temos uma tecnologia incrível. Outros países a têm, e este país deveria tê-la.”
Em 13 de julho, o ex-presidente Donald Trump foi baleado de raspão na orelha direita durante um comício em Butler, na Pensilvânia.
O autor dos disparos estava posicionado em um telhado. Ele foi morto pela polícia depois de matar um membro da plateia e ferir outros dois.
A então diretora do Serviço Secreto, Kimberly Cheatle, pediu demissão dez dias depois do atentado. Segundo ela, o incidente foi a “maior falha operacional” da agência em décadas.
Serviço Secreto reforça segurança de Trump
Na semana passada, o Serviço Secreto aprovou um plano para aumentar a segurança de Trump, o que inclui o uso de painéis de vidro blindados, geralmente reservados para presidentes e vice-presidentes.
Leia também: “Robert Kennedy Jr. deve desistir da candidatura e apoiar Trump, diz ABC News”
O comício desta quarta-feira foi o primeiro com esse novo dispositivo de segurança e faz parte de uma semana intensa de campanha.
Trump e o senador J. D. Vance, candidato a vice-presidente, estão em uma maratona para desviar a atenção da Convenção Nacional do Partido Democrata em Chicago, que oficializou Kamala Harris como candidata à Casa Branca.
Nos próximos dias, Trump e sua equipe vão visitar os Estados da Pensilvânia, de Michigan, Carolina do Norte e Arizona. O foco será em temas cruciais para os conservadores, como migração, segurança e economia.