Trutas viciadas em metanfetamina

Peixes "curtem" a droga popularizada pela série Breaking Bad — o que pode ameaçar a espécie
-Publicidade-
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Pesquisadores tchecos publicaram recentemente um estudo mostrando que trutas estão procurando rios com maior concentração de metanfetamina. A droga estimulante, tornada famosa pela série Breaking Bad, é consumida em escala cada vez maior pelos humanos, e eliminada pelo suor dos usuários, segue para a rede de esgotos através do banho.

“Foie gras sem crueldade” 

As estações de tratamento de água não conseguem eliminar os traços da metanfetamina, que deságuam nos rios. Neles, os peixes passam a se movimentar com mais vigor e seus cérebros registram a presença da droga da mesma maneira que os cérebros humanos. Aparentemente eles “curtem” a substância, e sentem falta dela durante experimentos de “reabilitação”.

-Publicidade-

“As batatinhas mais caras do mundo” 

Segundo o estudo dos biólogos tchecos citados em matéria da BBC, essa dependência pode levar os peixes a procurar rios poluídos e prestar menos atenção a eventuais predadores. O que resultaria numa menor chance de sobrevivência da espécie.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site