Tunísia: manifestantes vão às ruas contra presidente

Kais Saied dissolveu o Parlamento, passou a governar por decreto e afirma que vai substituir a Constituição
-Publicidade-
Manifestantes protestam na Tunísia contra o presidente Kais Saied
Manifestantes protestam na Tunísia contra o presidente Kais Saied | Foto: Reprodução/Redes sociais

Moradores da Tunísia, no norte da África, foram às ruas neste domingo, 15, protestar contra o presidente Kais Saied. Os manifestantes exigiram o retorno à ordem democrática e rejeitaram a substituição da comissão eleitoral independente por uma que ele mesmo nomeou.

“O povo quer democracia” e “Saied levou o país à fome” foram dois slogans entoados pelos manifestantes no principal comício no centro de Túnis, na capital do país. Segundo a agência de notícias Reuters, foi o maior protesto contra o presidente em meses.

“Ficou claro que a rua apoia o retorno ao caminho democrático”, disse à Reuters Samira Chaouachi, vice-líder do Parlamento dissolvido, que, como outros oponentes de Saied, o acusou de golpe.

-Publicidade-

Saied consolidou seu governo na Tunísia desde que assumiu o Poder Executivo no verão passado, dissolvendo o Parlamento, passando a governar por decreto e dizendo que substituirá a Constituição democrática por meio de um referendo.

Saied nega um golpe, dizendo que sua intervenção foi legal e necessária para salvar a Tunísia de anos de paralisia política e estagnação econômica nas mãos de uma elite corrupta e egoísta que assumiu o controle do governo.

A economia do país está em crise e o governo está conversando com o Fundo Monetário Internacional para um pacote de resgate em meio à pobreza e dificuldades generalizadas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.